Por possuir uma alta estatura, Bolt teoricamente não conseguiria desenvolver altas velocidades, porém ele anula a desvantagem com uma técnica apurada, concentrando a força no pé dianteiro no instante da largada, o que lhe garante grande impulso, correndo os primeiros 20 metros com o tronco um pouco inclinado para não perder velocidade.
A partir dos 20 metros , os corredores erguem totalmente o tronco, correndo com movimento vigoroso das pernas, levantando-as a 90º, assegurando maior força para as próximas passadas, um diferencial em Bolt, devido sua grande explosão muscular.
Diferente dos outros atletas que costumam atingir sua velocidade máxima entres os 40 e 60 metros, Usain Bolt mantêm sua aceleração crescente até os 80m (atingindo 44.7km/h) justamente quando os adversários estavam desacelerando devido a fadiga.
A superioridade de Bolt é indiscutível, ele impôs uma distância de 1,4metro em relação ao segundo colocado, onde nesses tipos e prova é considerada uma grande vantagem, e não se enganem, o segundo colocado terminou a corrida em 9s71...se não fosse por Bolt, este seria o novo recorde mundial!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário