Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Super aceleração!

As pulgas são conhecidas por nós, seres humanos como uma grande praga, um animal parasita que se alimenta de sangue , capaz de transmitir terríveis doenças como o tifo e a peste bubônica... o que não deixa de ser verdade.

Mas o que muitos não sabem é que as pulgas são insetos da ordem Siphonaptera, que produzem de 15 a 20 ovos por dia, perfazendo 400 ovos durante a sua vida, que seus ovos tem um período de incubação, que varia entre 1 e 10 dias, dependendo das condições de temperatura e que uma vez formada as pupas, as pulgas adultas só deixam o casulo se forem estimuladas por calor, umidade, vibração, pressão física, CO2, etc. Sem estímulos, as pulgas permanecem no casulo por longos períodos, que podem chegar á 5 meses.

Mas afinal... o que tudo isso tem haver com física?

As pulgas são exímios saltadores!!
Para conseguirem alcançar seus hospedeiros as pulgas desenvolveram uma incrível capacidade de saltar grandes alturas, proporcionalmente à ela.
Ao saltarem em seus hospedeiros, elas são capazes de atingir a marca de 35 a 50cm e com uma aceleração de incríveis 1350m/s² !!!
Como podem ver, as pulgas conseguem saltar á 140 vezes a aceleração da gravidade, que é de 9,8 m/s².

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Gameta Masculino


O corpo humano é repleto de células de diferentes tipos e funções. Mas possui uma única célula que é diferenciada de todas, pois possui um flagelo e apenas metade da carga genética normal. É o gameta masculino, ou espermatozóide. O espermatozóide é repleto de mitocôndrias, organelas que tem como função a produção de energia pra a célula, além de possuir um flagelo longo e delgado, tornando a única célula do corpo capaz de ter movimentos autônomos. Esse gameta é uma das menores células do corpo, possuindo cerca de 55 milésimos de milímetro e percorrendo em média uma distância de 20 cm/h. Bem devagar. Porém, quando comparamos essa célula ao corpo de um homem de 180 cm, notamos que ele é 32.727 vezes maior que seu gameta. Se o gameta possuísse o tamanho desse individuo, a célula teria a velocidade média de natação de cerca de 64 km/h. Depois dessa comparação é sensato refletir se o gameta é realmente lento para o seu tamanho.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O beija flor

O Beija Flor,animal da família Trochilidae, é conhecido mundialmente. Não por seu tamanho ou força, mas sim, por sua agilidade!

Chegando a medir no máximo 12cm e pesar no mínimo 6 gramas, o beija flor possui um bico longo e seu formato varia de espécie para espécie de acordo com sua alimentação, adaptando-se à flor em que se alimenta.

Devido a sua alimentação , o beija flor desenvolveu uma incrível agilidade, sendo ele a única ave capaz de bater as asas 80 vezes por segundo. Sendo assim , ele é capaz de permanecer imóvel no ar para coletar todo o néctar de uma flor. Ele também é o único capaz de voar em marcha ré!
O coração do beija-flor é proporcionalmente maior que o de outras aves, permitindo uma melhor circulação do sangue e melhor irrigação dos músculos. Seu metabolismo, ou seja, o conjunto de mecanismos internos do organismo para a renovação das estruturas celulares e produção de energia, é também bastante alto. Depende diretamente de sua alimentação, que se baseia em néctar (90%), alimento energético de rápida utilização e os outros 10% constituem-se de insetos, principalmente aranhas e moscas.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Caracol


Caracóis são moluscos terrestres da classe dos Gastrópodes. Possuem variados tamanhos e pesos. Conhecemos caracóis minúsculos e outros que chegam a 27 cm de altura, um peso pesado. Existem cerca de 20 mil espécies conhecidas e todas possuem varias características em comum, inclusive a “rapidez” dos movimentos. Em 1960, Tom Elwes quis eleger o caracol mais rápido do mundo. Desde então se criou o Annual World Snail Racing Championships, a corrida de caracol que acontece em Norfolk, condado da Inglaterra. A corrida consiste em o caracol atravessar o raio de uma circunferência de 32,2 cm. O vencedor de 2008 foi Heikka, de 13 anos. Percorreu o trajeto em 3 minutos e 2 segundos. Porem quem detém o recorde é Archie, que completou em 2 minutos em 1995, com uma velocidade média de 9,66 metros por hora. Sem dúvida um Usain Bolt dos caracóis, sendo que a média da velocidade geral dos caracóis é de 5 metros por hora.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Velocidade do Impulso nervoso


O neurônio é a célula nervosa que representa a unidade básica do sistema nervoso. Ele pode gerar variações elétricas que percorrem sua membrana. A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática e produzem o impulso nervoso.
A velocidade de propagação do impulso nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas.
Nas fibras nervosas mielinizadas, a velocidade de propagação do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Agulhão-Vela


Mais veloz em terra, mais veloz em vôo... E o mais veloz na água? Afinal a água é varias vezes mais densa que o ar, sendo assim, mais difícil de atingir altas velocidades nesse tipo de meio! Porém, há vários peixes que podem ultrapassar a marca dos 60 Km/H. E há um que bate todos os recordes! Seu nome é Istiophorus platypterus, agulhão-vela. Habita as águas do oceano pacífico, e é alvo de pesca esportiva, por se tratar de uma espécie única nos mares. Ele atinge nada menos do que 109 Km/H, velocidade próxima a que o felino, cujo já falamos, atinge em terra. Essa fera do oceano possui 3,4 metros de cumprimento e atinge o peso de 90 Kg. Seu corpo é totalmente hidrodinâmico. O atrito que a água possui com as escamas desse peixe é mínimo. A anatomia que sua cabeça possui (em forma de espada ) corta a água, literalmente, sendo um importante fator que possibilita a velocidade alcançada. Sua nadadeira dorsal, a que fica nas suas costas, é extremamente desenvolvida, e proporciona sem mencionar o potencial muscular que ele possui, invejável por qualquer atleta.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vegetal que cresce mais rápido


O bambu possui a maior velocidade de crescimento. O recorde pertence a uma espécie gigantesca, a Phyllostachys edulis. No Japão, em 1956, cientistas atestaram que essa planta pode crescer até 1,2metro em um único dia.
O segredo é que o bambu, ao contrário da maioria dos vegetais, não cresce apenas nas pontas. Ele estica também entre um gomo e outro. Existe uma razão especial para isso: toda planta possui na ponta do caule um tecido responsável por seu crescimento, chamado meristema apical. O bambu, portanto, é o campeão de velocidade entre os vegetais.