Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O bote das Cobras


As cobras e serpentes por nao possuirem patas dependem de seus dentes para se alimentar e se defender. Dotadas de um método sofisticado para capturar suas presas e inoculoar seu veneno, o bote, algumas cobras desenvolveram uma velocidade extrema em seu ataque, podendo atingir uma velocidade de 3,5metros por segundo, sem que sua vítima muitas vezes a veja.
No momento do bote, ao penetrar no corpo dos animais que servem de alimento a serpente, ocorre o envenenamento que os leva á morte e já se inicia uma pré-digestão, já que os dentes das cobras não servem para mastigar. A função é apenas segurar a vítima, por isso são como ganchos voltados para trás.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Velocidade no mundo animal

Na natureza existem animais que não se locomovem; no entanto, há animais que se locomovem com uma rapidez fantástica. Se tratando de velocidade, ninguém supera o guepardo. Esse animal pertence à família dos felídeos, bem como os leões, tigres, gatos, panteras, etc. O guepardo vive nas savanas da África e da Ásia. Quando o animal está caçando, pode atingir até 120 km/h!


Essa velocidade é decorrente da perfeita adaptação do animal à caça: o felino possui ranhuras nas patas para tracionar melhor em alta velocidade e possui cabeça em formato que propicie melhor aerodinâmica. Além disso, sua cauda longa serve para dar estabilidade nas curvas. É pura física aplicada para a perseguição. Veja no quadro, outras velocidades máximas do mundo animal:






domingo, 18 de abril de 2010

Falco peregrinus


Falcão peregrino (Falco peregrinus) é uma espécie migratória e pode ser encontrada em todos os continentes do mundo, exceto na antártida. É o animal mais rápido do mundo. Sua velocidade máxima ocorre nas investidas aéreas quando está caçando. Alcança incríveis 300 Km/H, velocidade alcançada somente pelos carros mais potentes como Ferrari e Lamborghini. Essa ave possui varias subespécies, por isso seu tamanho varia de 38 a 53 cm de comprimento, com envergadura de asas de 89 a 119 cm. Incrivelmente leves, de 0,6 a 1,5 Kg. As fêmeas são um pouco maiores que os machos. O máximo de idade registrada desse falcão, livre, é de 19 anos de idade, e sua dieta é quase toda composta por outras aves, podendo haver a inclusão de morcegos. Em suas investidas aéreas o falcão golpeia sua presa com as garras, sendo geralmente fatal, pois um golpe de garras afiadas a 300 Km/H não possibilita alguma resistência por parte da presa.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tubarão mais rápido


O Tubarão-mako é o tubarão mais rápido dentre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h. O Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente e são encontrados em mares tropicais e temperados. Raramente são encontrados em temperaturas menores que 16ºC, inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas ilhas do Hawai. O Mako possui uma cor azul metálica. É muito valorizado pelos pescadores profissionais, por causa da sua grande resistência quando é fisgado por uma linha de pesca, é muito dificil pega-lo. Apesar de ter uma cara de mau sua periculosidade aos humanos não é confirmada, eles parecem ser perigosos, embora seja questionável.

domingo, 4 de abril de 2010

Usain Bolt

Bolt nasceu na Jamaica no ano de 1986, no condado de Cornwall. Ele é um atleta famoso, considerado por muitos como o maior velocista de todos os tempos. É o atual campeão olímpico e campeão mundial. Detém os recordes mundiais nos 100, de 9,58 segundos, e 200, 19,19 segundos, metros rasos. A velocidade média em 100 metros foi de 10,44 m/s ou 37,58 Km/H. E a velocidade média em 200 metros foi de 10,42 m/s ou 37,52 km/H.

Por possuir uma alta estatura, Bolt teoricamente não conseguiria desenvolver altas velocidades, porém ele anula a desvantagem com uma técnica apurada, concentrando a força no pé dianteiro no instante da largada, o que lhe garante grande impulso, correndo os primeiros 20 metros com o tronco um pouco inclinado para não perder velocidade.

A partir dos 20 metros , os corredores erguem totalmente o tronco, correndo com movimento vigoroso das pernas, levantando-as a 90º, assegurando maior força para as próximas passadas, um diferencial em Bolt, devido sua grande explosão muscular.
Diferente dos outros atletas que costumam atingir sua velocidade máxima entres os 40 e 60 metros, Usain Bolt mantêm sua aceleração crescente até os 80m (atingindo 44.7km/h) justamente quando os adversários estavam desacelerando devido a fadiga.

A superioridade de Bolt é indiscutível, ele impôs uma distância de 1,4metro em relação ao segundo colocado, onde nesses tipos e prova é considerada uma grande vantagem, e não se enganem, o segundo colocado terminou a corrida em 9s71...se não fosse por Bolt, este seria o novo recorde mundial!!!